Período formativo 20/10 a 20/11 – turma da tarde

     Olá leitores! Não pensem que a escritora aqui não se importa com vocês… só que em determinados momentos da vida parece que tudo virá caos e fica difícil executar determinadas ações. Mas não tenham dúvidas que o grupo PJU 6ª edição- tarde segue como sempre no centro de nossas ações. Agora, sem mais delongas, vamos para o relato do período formativo do dia 20/10 a 20/11:

     No dia 20/10, os jovens foram ao Museu Afro para uma visita monitorada. Esta exploração significou retomada do tema identidade discutido meses atrás, reflexão sobre a história do negro e suas contribuições para a formação do povo brasileiro. Embora tenhamos feito uma pausa na escrita dos projetos, a ida do grupo a este espaço foi muito válida para reafirmar a importância do negro em nossa sociedade.

“Um sorriso negro, um abraço negro
Traz….felicidade
Negro sem emprego, fica sem sossego 
Negro é a raiz da liberdade 
…Negro é uma cor de respeito”

 Exploração: Museu Afro
Temática retomada: Identidade brasileira
Número de jovens: 22 jovens

     Na semana seguinte, do  dia 25/ 10 a 27/10, foram feitas breves considerações sobre a ida ao Museu Afro e, posteriormente, os jovens voltaram a se engajar na escrita dos projetos para compor os orçamentos e buscar parcerias, o que resultou em intensa circulação.

     O grupo de projeto Encenando a Vida, que tem como objetivo produzir e encenar uma peça teatral com a temática das drogas, dirigiu-se às lojas da Rua 25 de Março e às lojas do centro de Guaianases para compor o orçamento e foi também ao CEU Lajeado em busca de parceria, local que os receba para apresentação de sua peça teatral no mês de março.

     O grupo de projeto Diversidade Consciente, que tem por objetivo  produzir um videodocumentário sobre o bullying escolar, foi ao Armarinho Fernando em São Miguel e as lojas do bairro para compor o orçamento e também se dirigiu à escola estadual Luciene do Espírito Santo em busca de paceria, local que receba e que coloque a disposição de seus professores o videodocmentário que será produzido.

     E o grupo de projeto Gibi da juventude, que tem por objetivo produzir um gibi para o público juvenil, construiu o seu orçamento a partir de pesquisas de gráficas pela internet e loja do bairro.

Explorações: lojas  próximas à ong e do centro de Guaianases, lojas da Rua 25 de março, CEU Lajeado e Escola Estadual Luciene do Espírito Santo
Tema: projetos – construção do orçamento e parcerias
Números de jovens: 10 jovens 

     Já na semana do dia 01 ao dia 03/11, os  manos e minas da tarde concentraram suas ações em organizar os orçamentos, buscar por outras parcerias e finalizar os últimos ajustes dos projetos para serem encaminhados  ao CENPEC.

     O grupo Encenando a Vida foi à Fabricas de Cultura e à Casa de cultura, o grupo Diversidade Consciente  foi às escolas estaduais Professor Clóvis Renê Calabrez e Professor Justino Marcondes Rangel  e o grupo Gibi da Juventude às escolas estaduais Professor Justino Marcondes Rangel,  Araci Zebral Teixeira e Professor Clóvis Renê Calabrez. Todos levaram consigo cartas de apoio, elaboradas por eles, para serem assinadas por responsáveis pelos espaços firmando, assim, possíveis parcerias.

     Estas ações formativas, seguramente, auxiliaram os jovens a compreenderem a importância de planificar ações, pensando em todos os recursos que serão necessários e a importância de estabelecer diálogos com instituições do bairro, formando uma rede de apoio para os projetos pensados para a comunidade, visto que assim as ideias ganham mais força e possibilidades reais de se concretizarem.

Explorações: Escolas Estaduais Professor Justino Marcondes Rangel, Araci Zebral Teixeira, Professor Clóvis Renê Calabrez, Casa de Cultura de Guaianases e Fábricas de Cultura
Tema: projetos – parcerias
Número de jovens: 14 jovens

     Mais uma semana passou, projetos finalizados e já encaminhados, os jovens participaram da Semana Expressão Jovens Urbanos que rolou do dia 08/11 ao dia 11/11 com a seguinte programação:

      No dia 08/11, os jovens compareceram à Casa das Caldeiras para a abertura do evento que contou com a presença de representantes dos grupos Circuito Fora do Eixo, Laboratório de Fantasma e Banco Comunitário União Sampaio, pessoal que compartilhou as suas experiências de vida em projetos.

     No dia 09/11 , o grupo foi à Casa de Cultura, segundo evento da semana, para experimentar as oficinas ofericidas, todos eles curtiram muito participar da oficina de grafite.

     No dia 10/11, os meninos e meninas da Casa se dirigiram à biblioteca São Paulo, no Parque da Juventude, para a visita monitorada. O dia foi especial, pois o grupo se uniu à ong Prainha do Grajaú, participaram de um bate-papo intermedidado pelo educador do espaço que, posteriormente, apresentou o acervo da biblioteca e finalizou com uma oficina de incentivo à leitura que contou com violão, voz  e muita música… E não poderia esquecer de registrar que o nosso grupo foi acompanhado pela TV futura. Os jovens Hémerson, Lucas e Daniele Silva contaram para as câmeras suas vivências no PJU e gostaram muito da experiência.

     E, para finlaizar a semana de muita circulação, no dia 11/11, os  jovens foram à Fabrica de Cultura para participarem do Encontro Público que tinha como objetivo exibir as produtos das experimentações. Apesar da demora para o início do evento, o dia foi bacana e deu para visualizar, através dos produtos e das  falas, o quão talentosos são os nossos jovens urbanos.

Explorações: Casa das Caldeiras                                                  Exploração: Casa de Cultura de Guaianases
Tema : Expressão Jovens Urbanos                                              Tema : Expressão Jovem
Número de jovens: 20 jovens                                                          Número de jovens: 21 jovens
 
 
Exploração: Biblioteca São Paulo                                                  Exploração Fábricas de Cultura
Tema : Expressão Jovens Urbanos                                               Tema: Expressão Jovens Urbanos
Número de jovens: 16 jovens                                                            Número de jovens: 21 jovens

     No dia 16/11, de volta às atividades na ong, foi dia de conversar sobre a semana Expressão Jovens Urbanos. Após o balanço das atividades, a maior parte do grupo apontou a semana como produtiva. Seguimos com a preparação para a banca,  dialogando sobre o Power Point e suas ferramentas e quais os cuidados que eles devem tomar ao construir suas apresentações:

  • ter bom senso ao escolher o desing dos slides,
  • utilizar um tamanho de letra adequado,
  • ter cuidado com os excessos de imagens e excessos de textos, já que a visualização dos slides deve ser agradável para a banca e demais ouvintes e deve servir somente de apoio para a fala  do expositor.

Orientados, os grupos iniciaram  a montagem dos slides.

      No dia 17/11, Como ficou acordado,  dia de folga para compensar a sexta do Encontro Público. Renovação das energias para na próxima semana sintonizarmos novamente na estação projetos, programa banca e fazer muiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiito barulho.

Educadora: Alessandra

Anúncios

Sobre pju6casadosmeninos

Execução da 6ª edição do Programa Jovens Urbanos na Casa dos Meninos, no distrito do Lajeado.
Esse post foi publicado em tarde, Uncategorized. Bookmark o link permanente.

Uma resposta para Período formativo 20/10 a 20/11 – turma da tarde

  1. vandei oliveira disse:

    Salve Alê a turma da tarde.

    Esse “trem” Jovens Urbanos não caminha no mesmo ritmo sem as impressões desses ilustres passageiros da turma da tarde.

    Agora o trem da casa dos meninos segue seu caminho, completo e repleto de sonhos e de jovens.

    abraço.

    Vandei
    Cenpec

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s